UFMA oferece ebooks gratuitos nas áreas de saúde e de português

ebook-laboro

Especialistas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) elaboraram uma loja virtual com cursos de reciclagem e ebooks multimídia gratuitos sobre diversas áreas de saúde e português, que podem ser utilizados por profissionais e estudantes da área de saúde de todo o Brasil.

Com investimento do Ministério da Saúde, o projeto da loja virtual Saite Store e dos ebooks tem acordo de cooperação com a UFMA para a realização de cursos dirigidos aos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.

Os ebooks estão disponíveis para qualquer pessoa interessada, mesmo de outra formação profissional. A Saite Store tem atualmente 58 ebooks para download em oito áreas temáticas (atenção básica, odontologia, saúde da pessoa idosa, nefrologia, assistência farmacêutica, redes de atenção à saúde, saúde materno infantil e português).

Segundo a professora Ana Emília Figueiredo de Oliveira, líder do grupo de pesquisa Saite da UFMA, tudo começou a partir da percepção de que a conectividade era ruim no interior, da mesma forma que ocorre em áreas remotas do país. “A partir daí, foi estabelecido como princípio que todo módulo de curso que fosse lançado teria uma versão também em aplicativo, para poder facilitar o estudo offline”, disse.

Os cursos podem ser baixados pelo Google Play, nas plataformas Android e iOS, e a partir do início de 2016 serão disponibilizados também pela Apple Store. As resoluções são compatíveis com diversos tipos de smartphones, tablets e computadores.

O grupo Saite decidiu desenvolver um aplicativo único ao verificar que estavam com mais de 60 aplicativos e que os alunos começavam a ter dificuldades para sua localização. A loja virtual contém todos os demais aplicativos sob a forma de ebooks. “O principal é que tudo é de acesso livre. A gente parte do princípio de que o recurso público é para todos. É democratização mesmo. Todos têm direito, têm acesso”, afirmou a professora Ana Emília Figueiredo de Oliveira.

Fonte: Agência Brasil