Semana Laborar promove mesa redonda e reúne alunos e convidados para discutir a sustentabilidade

4

A programação da Semana Laborar, evento realizado semestralmente pela Faculdade Laboro para os alunos dos cursos de graduação, foi iniciada com a abertura da mesa redonda  “Sustentabilidade Social: qual é a minha parte?”. Organizada pela terceira turma do curso de Gestão Hospitalar, estavam presente estudantes e convidados. Para enriquecer o debate e proporcionar discussões sobre o tema, os debatedores levantaram algumas problemáticas, tais como o papel ético e de responsabilidade social diante das exigências do mercado.

As palestrantes Ana Paula Duarte e Rafaela Souza, do Instituto Atelieco e da empresa Nativa Ambiental, apresentaram dois vídeos que mostram o impacto que 7 milhões de pessoas exercem sobre o planeta, visto que não há um modo de vida sustentável. Como proposta, as especialistas apresentaram os cinco novos hábitos que se deve adotar como atitudes de mudança, são eles: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.

Também presente no evento, o Superintendente de Recursos Florestais do Maranhão, Fábio Sousa, relatou que, infelizmente, o estado já possui pouca cobertura florestal. Para mudar esse cenário, atualmente as ações de empreendedorismo devem se pautar no tripé da sustentabilidade- financeiramente viável, socialmente justo e ambientalmente sustentável – explicou o Superintendente.

Para finalizar, os últimos interlocutores da Semana Laborar, Daniel Madorra, diretor do Instituto de Cidadania Ambiental, junto ao professor Rafael Oliveira, da Faculdade Laboro, desenvolveram os temas consumismo, individualismo e a necessidade de uma responsabilidade coletiva.