I Seminário de Psicopedagogia discute o Mercado de Trabalho e a Formação Profissional do Psicopedagogo

seminario-psicopedagogia

A Faculdade Laboro realizou o I seminário de psicopedagogia em São Luís. O evento aconteceu dia 01 de julho e foi ministrado pela professora especialista Rosane Sá, psicopedagoga da secretaria municipal de Educação de Paço do Lumiar e professora mestranda Bruna Pollyana, psicopedagoga da faculdade Laboro que apresentaram o tema “Mercado de Trabalho e a Formação Profissional do Psicopedagogo”. Os trabalhos pela manhã foram dedicados a discutir o mercado de trabalho e a tarde o encontro tratou da atuação Psicopedagógica: Supervisão e Acompanhamento de Estágio Institucional e Clínico.

A professora Rosane Sá falou sobre a psicopedagogia como área do conhecimento e a atuação do psicopedagogo na pesquisa e no processo de aprendizagem humana.

Rosane falou também da atuação da Associação Brasileira de Psicopedagogia no que tange a garantir a diversidade e a inclusão, pois o objetivo é garantir ao individuo participação no processo de aprendizado.

O Encontro tratou sobre psicopedagogia clínica e institucional explicou como o psicopedagogo da área clinica atua em consultório particular ou em clinica psicopedagógica e o psicopedagogo da área institucional atua em escolas ou em instituições tais como: empresas, hospitais e outros. As professoras enfatizaram que para um bom atendimento é recomendável que a equipe seja multidisciplinar, ou seja, formada por fonoaudiólogos, psicólogos, psiquiatras, neurologista dentre outros profissionais.

Á tarde os alunos receberam orientação sobre estágio e a importância dessa vivência prática em local de acompanhamento psicopedagógico nas instituições de ensino. O estágio supervisionado acontece ao termino dos créditos teóricos da turma. A carga horária do estágio é igual para as duas especialidades sendo 5 horas por dia durante cinco dias na semana. Já na reta final os alunos são orientados a produzir um estudo de caso com base em seu objeto de estudo. Os alunos também devem produzir um portfólio de todas as atividades que desenvolveram durante o estágio.