Grupo Ylúguerê de Educação, Política e Cultura Afro Brasileira fez apresentação no encerramento da Semana Academica da Faculdade Laboro

A palavra Ylúguerê é um neologismo das palavras Ilú e Aguerê que fazem parte do dialeto africano yorubá. Ilú significa tambor de culto religioso africano, e também é o nome do toque acelerado tocado no culto afro para Yansã a orixá. A palavra guerê, significa toque de dança do culto afro-brasileiro realizada pelos orixás Oxossi e Yansã.  Assim o Ylúguerê como a somatória entre o tambor, o toque e a dança de deuses afro-brasileiros.

O Instituto Ylúguerê de Educação, Política e Cultura Afro Brasileira tem o objetivo de combater as práticas racistas com a promoção da educação para as relações étnicas raciais através de ações socioeducativos, culturais e políticos. Fundamentam-se no legado histórico cultural africano e afro-brasileiro em busca da manutenção e da garantia dos direitos humanos e da diversidade.

A banda Ylúguerê  faz parte do Instituto e através da musica faz reflexões sobre as desigualdades sociais, o racismo e valoriza as manifestações culturais do povo negro.  A Ylúguerê, é o braço cultural do Instituto Ylúguerê de Educação, Política e Cultura Afro brasileira e mantêm em seu repertório composições autorais e músicas de artistas locais e nacionais, todas com cunho de protesto ao preconceito racial e nos apresentam músicas que exaltam a cultura, a religião e a beleza negra como forma de afirmação da cultura afro-brasileira.