O que é avaliação institucional?

Profa. Ma. Ludmilla Leite
Coordenadora da CPA

O Ministério da Educação, em 2004, criou as novas diretrizes para Avaliação da Educação Superior com base na Lei n°10.861, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, visando a melhoria da qualidade e a importância das atividades de cada instituição educacional (BRASIL, 2004).

Na Faculdade Laboro, a autoavaliação é percebida como um processo contínuo por meio do qual a Instituição constrói conhecimento sobre sua própria realidade, buscando compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social. Constitui-se em condição básica para o necessário aprimoramento do planejamento e gestão da Instituição, uma vez que propicia a constante reorientação de suas ações.

Trata-se de um importante instrumento para a tomada de decisão e dela resulta uma auto-análise valorativa da coerência entre a missão e as políticas institucionais efetivamente realizadas, assim como, uma autoconsciência, nos membros da comunidade acadêmica, de suas qualidades, problemas e desafios para o presente e o futuro.

Etapas do Sistema de Avaliação Institucional

  • 1º Autoavaliação

    Conduzida pelas Comissões Próprias de Avaliação (CPA) que visa avaliar a Instituição como uma totalidade integrada, permitindo a auto-análise valorativa da coerência entre a missão e as políticas institucionais efetivamente realizadas, visando à melhoria da qualidade acadêmica e o desenvolvimento institucional; gerar, nos membros da comunidade acadêmica, autoconsciência de suas qualidades, problemas e desafios para o presente e o futuro, estabelecendo mecanismos institucionalizados e participativos para a sua realização.

  • 2º Avaliação Externa

    Conduzida pelo Ministério da Educação – através do Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e da avaliação in loco por comissões de especialistas nomeadas pelo INEP/MEC que avaliam 5 eixos: Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura Física.

Confira os resultados do Ciclo Avaliativo 2015-2016