Em entrevista a Faculdade Laboro o professor Rafael Frata explica sobre Recursos Ergogênicos Nutricionais

destaque-rafael-frata

Como parte dos cursos de Pós-graduação em Nutrição Esportiva, Funcional e fitoterápica o curso de Recursos ergogênicos nutricionais compõe a grade disciplinar das disciplinas da Faculdade Laboro. O professor doutorando Rafael Frata de Minas Gerais que esteve ministrando esta disciplina esta semana concedeu uma entrevista a equipe de comunicação da Faculdade Laboro.
1-Professor Rafael o que é e onde está presente os Recursos Ergogênicos?
Palavra derivada do grego “ergon”, que significa trabalho, e “ gennan” que significa produção. São substâncias ou artifícios utilizados visando a melhora na performance e em sua maioria, buscam intensificar vertentes do desempenho atlético, como a potência, força, resistência a fadiga, trabalho e foco mental. Quando ao nutricionais, estes podem ser obtidos via alimentos e suplementos alimentares; quando mentais, estes normalmente são trabalhados com psicólogos esportivos e coaches; e quando equipamentos, pode ser encontrado em lojas esportivas especializadas.

2- Qual o objetivo principal dos recursos ergogênicos nutricionais, em relação à saúde?
Busca intensificar vertentes de saúde e desempenho atlético, como a potência, força, resistência à fadiga, trabalho e foco mental.

3- A suplementação alimentar possui que ligação com os recursos ergogênicos? E qual o seu beneficio?
Muitos recursos ergogênicos nutricionais hoje são isolados na forma de suplementos alimentares. Possuem os mesmos objetivos citados acima.

4- Qual a diferença de suplementação alimentar para recursos ergogênicos?
Todo recurso ergogênico nutricional pode ser usado na forma de suplemento, mas nem todo suplemento é um recurso ergogênico (pela falta de comprovação científica).

5- Em relação a saúde, quais os pontos positivos e negativos do uso de recursos ergogênicos?
O lado positivo pode ser encontrado quando utilizado da forma, objetivo e condições corretas; o lado negativo pode ocorrer quando estas vertentes não forem respeitadas.

6- Para quem é indicado?
E o uso excessivo pode trazer riscos a saúde?
Indicado principalmente para atletas e também para pessoas engajadas em exercícios físicos que buscam melhorar a saúde e/ou aspectos de condições físicas.