Faculdade Laboro realiza Curso de PICC em São Luís

picc

A Faculdade Laboro realiza neste final de semana, em São Luís, o Curso de PICC (habilitação para utilização, inserção, manutenção e cuidados com cateter central de inserção periférica adulto/pediátrico/neonatal).

O curso é oferecido a enfermeiros, médicos e graduandos de Enfermagem e Medicina. E é ministrado pela professora Mercia Carvalho, enfermeira graduada e mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Maranhão. Atualmente ela é coordenadora de Enfermagem do Centro Médico Maranhense. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Educação em Enfermagem, Gestão, Auditoria, Centro Cirúrgico, CME e SRPA. Habilitada para PICC.

O Cateter Central de Inserção Periférica (PICC) é um dispositivo vascular que vem sendo amplamente utilizado nos pacientes que necessitam de uma terapia prolongada (maior que 06 dias), infusão de drogas irritantes e vesicantes e pacientes em uso de medicação ambulatorial, além de estar associado ao menor risco de complicações mecânicas e infecciosas.

Com o curso da Faculdade Laboro, os alunos estão se capacitando a inserir esse dispositivo de acordo com competências técnicas e legais, em relação às novas tecnologias disponíveis e conhecimento científico para zelar por boas práticas e segurança do paciente durante os procedimentos de inserção e cuidados com a manutenção.

Segundo a professora Mercia Carvalho, um dos fundamentos básicos para se aprofundar no assunto é conhecer as características da pele e do sistema venoso. “A pele humana é colonizada. Algumas regiões são mais ou menos, de acordo com a umidade, o calor local e a proximidade de locais de produção de secreção”, afirma.